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LGPD afeta o Marketing Digital?

Publicado em 6 de outubro de 2021 por

Categorias: Blog Direito Digital

Impactos nas empresas de marketing

 

 

O Marketing Online usa dados para melhorar a experiência do usuário e tornar mais assertiva e estratégica a atuação das empresas. Com as bases legais estipuladas pela LGPD, algumas  práticas precisarão de adaptações, como: adequação da captação de dados apenas para fins de legítimo interesse do negócio; autorização explícita do usuário sobre o  uso de seus dados; e possibilidade do usuário revogar o uso de suas informações a qualquer momento.

As empresas que usam informações provenientes de terceiros, precisam estar atentas a transparência e legitimidade dos processos internos e das soluções do seu fornecedor. “A publicidade direcionada, quando feita de forma responsável, gera uma melhor experiência para o usuário, um ganho efetivo para todo ecossistema de mídia e incentiva a criatividade e inovação na indústria, mas é necessário se atentar para a regulação de proteção de dados, especialmente no tripé base legal-transparência-mitigação de riscos”, explica Pedro Ramos, sócio do Baptista Luz Advogados e especializado em mídia digital.

 

Uma forma de garantir que o negócio está preparado para a LGPD é cumprir o check list:

 

– Uso adequado da Base Legal pertinente. Se for o Consentimento, assegurar que sua obtenção tenha sido efetuada;

 

– A possibilidade de “opt-out” a qualquer instante, ou seja, o titular poder revogar o consentimento ou preferir que seu perfil seja descartado;

 

– Ser claro, transparente e acessível nas informações;

 

– Não oferecer restrições sem justificativas para os usuários que não autorizarem o uso de seus dados;

 

– Usar ferramentas que mapeiam o fluxo do uso de dados dentro da própria empresa, para garantir a segurança.

 

Fonte: Tail Digital